Plano de Rigging


Com mais de 60 anos de experiência em movimentações de carga, a BOLBI acredita que a premissa básica para a elaboração de qualquer projeto está no conceito e no cumprimento das etapas de planejamento.

O termo “rigging” tem origem inglesa durante a Idade Média (século V ao XV) quando surgiram os primeiros “rigs” para a navegação medieval, cujo prefixo indica “montagens e armações utilizando cordas e cabos”. Ao longo dos séculos até os dias de hoje a nomenclatura “rigging” é empregada para indicar a ação de içar ou elevar materiais por meios de amarrações.

Para movimentar cargas em geral existem inúmeras alternativas para se determinar a melhor opção.

O planejamento de rigging visa a otimização dos recursos aplicados na operação (equipamentos e acessórios) para se evitar acidentes e perdas de tempo. Tal plano indica por meio do estudo da carga a ser movimentada, das máquinas e equipamentos de remoção disponíveis, dos cabos, cintas e acessórios, das condições de resistência do terreno e da ação do vento, além das premissas e do ambiente/interferências subterrâneas e áreas, quais as melhores soluções para se fazer uma movimentação segura e eficiente.

A “BOLBI” elabora e fundamenta seus planos de rigging nas melhores práticas em planejamento de movimentação de cargas e normas vigentes e sendo detentora de um “know-how” de 60 anos fornece aos seus clientes de forma personalizada o que há de melhor no mercado.