Introdução
Para serviços de movimentação de cargas onde a atuação de guindastes e/ou outros métodos convencionais de remoção industrial não são suficientes ou inviáveis técnica e economicamente, a BOLBI se especializou em desenvolver projetos especiais completos para seus clientes quanto a solução, viabilidade técnica e comercial, desenvolvimento, dimensionamento e fabricação de dispositivos, além do planejamento do projeto no que tange a definição do escopo perante as partes envolvidas, concepção e premissas técnicas, definição de recursos até a elaboração e o monitoramento da linha de tempo (cronograma) com descritivo operacional das atividades. Em suma, trata-se de soluções otimizadas com embasamento técnico, seguras e específicas para cada caso.
Ponte Pênsil
Projeto – TCLD 411 – Ponte Pênsil – Complexo mineral de Alegria, Mariana, MG
A Bolbi foi escolhida para desenvolver a “engenharia de montagem” de reconstrução do ramal do Transportador de Correias de Longa Distância (TCLD) do grande complexo mineral situado na região central do Estado de Minas Gerais, com taxa horária igual a 3600 toneladas de minério de ferro. Em novembro de 2015 um vão de 300 metros se abriu após o escoamento do rejeito da barragem de Fundão, levando consigo parte do transportador e das estruturas em si.
Projetamos e construímos equipamentos, estruturas e dispositivos eletromecânicos e hidráulicos específicos para a perfeita montagem de cada elemento da Ponte Pênsil, cuja geometria era aferida dia a dia através de topografia fina, medições conforme desenhos e observações rigorosas, sobretudo das flechas dos “cabos-trilho” dos teleféricos, das “deformadas” à medida que os cabos principais foram submetidos às cargas permanentes, e por fim, a obtenção da geometria final da ponte ao tensionar os cabos de protensão (vento) através cilindros hidráulicos de alta tonelagem até a obtenção de tensões da ordem de 226 [toneladas].
Içamento de Galeria Estrutural para Transportador
Projeto – Içamento e montagem de galerias estruturais de correias transportadoras – Complexo mineral de Carajás, PA.
O grande complexo minerador de Carajás localizado no sul do Estado do Pará já passou por inúmeras ampliações e alterações nas plantas ao longo das últimas décadas.
Uma dos grandes desafios do projeto +40 consistiu no içamento e montagem de uma galeria estrutural para transportador com peso próprio igual a 200 [t], vão aproximado igual a 100 [m] e desnível igual a 60,0 [m]. A viabilidade de tal solução visou eliminar a construção de uma imensa coluna estrutural no meio da cava da mina e a utilização de guindastes de altíssima capacidade, além de estudos para se evitar interferências físicas frente à presença de outro transportador (TCLD).
A Bolbi-WKM projetou um sistema de içamento através de vigas estruturais e desviadoras alocadas no topo das colunas metálicas. Cabos de aço em “vantagem mecânica” foram conduzidos entre os Guinchos de Tração e desviados por roldanas (nas vigas) até os moitões de içamento. A elevação lenta, gradual e com acompanhamento topográfico possibilitou segurança e precisão de tal montagem que se tornou um importante marco para a engenharia de movimentação de cargas em ambiente remoto em mineração.
Alteamento e escoramento de empilhadeira de minério
Projeto – Alteamento e escoramento de empilhadeira de minério” – Complexo Portuário de Tubarão, Vitória, ES.
A Bolbi em associação com a montadora Real Estruturas desenvolveu a metodologia de alteamento hidráulico e escoramento estrutural da Empilhadeira Escrava de minério de ferro alocada no complexo portuário de Tubarão em Vitória, ES.
Tal operação foi necessária para a substituição completa da lança telescópica e demais mecanismos e sub-conjuntos já com fim de vida útil, baixa performance e condenadas estruturalmente.
Projetamos e construímos estruturas para escorar a máquina em pontos determinados através de módulos treliçados padronizados sendo no ápice do escoramento montou-se um par de pórticos hidráulicos e vigas equalizadoras visto a “não-uniformidade” da secção de contato. A medida que a lança a ser substituída fosse distendida (para posterior “pega” via guindaste), atuaríamos concedendo “carga” através dos pórticos hidráulicos no sentido de equilibrar o sistema, mantendo a máquina estável e segura. Como medida de redundância operacional, todo o sistema foi estaiado no solo através de cabos de aço.
Convertedor de Aciaria
Projeto – Convertedor de ferro-gusa – Planta Siderúrgica, Ouro Branco, MG.
Convertedores são equipamentos que se associam a fornos, pois são vasos metálicos revestidos com tijolos refratários e transformam a sucata e o ferro gusa em aço através de reações químicas.
Tal processo é extremamente agressivo aos materiais que compõem os convertedores e obviamente desgastes e perdas são inevitáveis. Periodicamente a substituição de tais vasos faz-se necessária, no entanto, os mesmos são extremamente pesados podendo chegar a 200 [t] de peso próprio, além de estarem alocados em áreas confinados e de difícil acesso no interior de prédios siderúrgicos.
A Bolbi projetou, calculou e fabricou um “carro porta-convertedor” e propôs uma metodologia de movimentação vertical através de “strand-jack’s” compostos por cilindros hidráulicos de cabos e cordoalhas. Robustez estrutural, geometria favorável e confiabilidade do sistema hidráulico foram preponderantes para o sucesso da operação. O carro também possuía um sistema de giro especial para o curso de 45 [°] do “novo” Convertedor visto a existência de interferências no fosso/alojamento de operação.
Para o translado horizontal aproveitou-se os trilhos existentes sendo que o mesmo deu-se através de “guinchos de tração” de alta capacidade com redução por moitões para a obtenção de “vantagem mecânica”. Por fim, a Bolbi forneceu um grande “balancim de carga” projetado sob medida para o içamento do Convertedor antigo entre os vãos do galpão.
Alteamento da Britagem Móvel - SBM
Projeto – Alteamento de britagem móvel – Mina de Tamanduá, Nova Lima, MG
Sistemas de Britagens Móveis (SBM’s) são soluções eficazes e de baixo custo utilizadas em processos de beneficiamento de minério em plantas de mineração. Dispõe, geralmente, de um truck com esteira de máquina escavadeira obsoleta e monta-se sobre este chassi um chute de descarga, peneira vibratória, britador, moega e lança para a interligação entre transportadores de correias.
Alterações no layout de plantas de mineração são bastante comuns e muitas das vezes necessárias visto a melhoria dos processos com obtenção de alta performance.
Maior que o desafio de movimentar um conjunto de 350 [t] entre 4,5 [km] no interior da mina foi alteá-lo de maneira gradual, segura e uniforme.
A Bolbi executou através de uma minuciosa operação o alteamento do conjunto “Britagem móvel” em 2,0 [m] através de uma técnica precisa de elevação utilizando fogueiras de dormentes, calços metálicos escalonados e cilindros hidráulicos.
Tal alteamento foi necessário para que um “SPMT” - Self-propelled modular transporter – fosse manobrado sob a Britagem e esta “abaixada” sobre o chassi do “Transportador Modular”.
Escoramento e desmontagem de galeria estrutural
Projeto – Escoramento e desmontagem de galeria estrutural – Mina Tamanduá, Nova Lima, MG.
O avanço e a otimização do processo de extração mineral, o aumento dos requisitos de segurança e o atendimento as normas ambientais ao longo dos anos pode fazer com que haja grandes alterações no layout de qualquer planta de mineração.
O “case” em questão nos apresenta a desmontagem de uma galeria treliçada alocada sobre um vão de 60,0 [m] cujos taludes adjacentes apresentavam avançada condição de desmoronamento. Tal galeria antes de ser desmontada abrigava um transportador de correias responsável pelo deslocamento de minério de ferro entre duas minas da região.
A desmontagem em si deu-se através do corte/seccionamento de módulos com dimensionais e pesos previamente mensurados.
De acordo com o memorial de cálculo desenvolvido, determinou-se a montagem de uma escora fixa com sistema de elevação hidráulica no sentido de compensar a carga advinda do “balanço” da galeria visto que retirada de cada módulo estrutural deu-se pelo centro da mesma.
O papel fundamental da escora com concessão de carga hidráulica variável ao longo da desmontagem proporcionou a integridade física das bases civis das 02 (duas) torres alocadas nas extremidades, além dos tirantes de sustentação entre as torres e a galeria em si.
Alteamento e escoramento de Resfriador de Sínter
Projeto – Alteamento e escoramento de Resfriador de Sínter – Planta Siderúrgica, Ipatinga, MG.
O resfriador é um dos equipamentos que compõe uma planta de sinterização dentro da siderurgia. O processo de sinterização, isto é, de aglomeração de partículas, é crucial para o êxito da produção de aço via alto-forno, dada às limitações que este tipo de reator apresenta em relação à presença de material fino.
Em plantas siderúrgicas os processos geralmente depreciam, paulatinamente, os equipamentos e sistemas produtivos. Grandes paradas de manutenção e “up-grade” são comuns e necessárias visando garantir o fluxo e as metas de produção.
A demanda apresentada a Bolbi consistiu em altear o Resfriador de Sínter de 800 [t] de peso próprio cujo diâmetro aproximado é igual a 30,0 [m] objetivando substituir dos conjuntos das “rodas de giro”.
Foram dimensionados 36 (trinta e seis) pontos de alteamento e escoramento mecânico. O sistema hidráulico também com 36 cilindros apresentou uma capacidade instalada igual a 3600 [t].
Substituição de escadas rolantes
Projeto – Substituição de Escadas Rolantes – Shopping Center, Belo Horizonte, MG
Escada Rolante pode ser considerada como um método de transporte que consiste em uma escada inclinada cujos degraus movem-se para cima ou para baixo permanecendo na posição horizontal.
Sua aplicação abrange desde áreas industriais até comerciais com grande apelo para os grandes shopping’s centers urbanos.
Buscando garantir mais conforto e economia de energia assim como reduzir os custos em manutenção através de equipamentos mais modernos, o BH Shopping pertencente ao grupo MULTIPLAN optou por substituir 16 (dezesseis) escadas rolantes do seu maior complexo comercial em Belo Horizonte.
A Bolbi através do seu “know-how” de mais de 35 anos em remoção de escadas rolantes foi designada a estudar e viabilizar a remoção dos pares de escadas (usadas e novas).
Utilizaram-se diversas soluções de acordo com cada caso, visto o layout dos pares de escadas, interferências, premissas e limitações da área. Rotogramas, cronogramas e “planos de içamento de cargas” foram elaborados e fundamentados nas melhores práticas da engenharia visto o curtíssimo tempo por noite/madrugada disponibilizado para realizar tal operação. Em 8 (oito) meses (de acordo com as datas comerciais “chaves” do estabelecimento) foram movimentadas 32 (trinta e duas) escadas rolantes com pleno atendimento as necessidades do cliente e uma “equipe de resposta” pronta para atuar e manter fiel a linha base de tempo.